segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fica Bento

Uma noite muito mal dormida (obrigado nariz) deu para pensar em tudo o que se está a passar no Sporting e cheguei a uma conclusão: não quero que o Paulo Bento se vá embora. Deve ser uma opinião muito impopular neste momento mas é a minha.

Sou uma pessoa muito racional mas quando mete o Sporting ao barulho sou um bocadinho menos do que é normal e até ontem não conseguia decidir que lado tomar nesta situação. Parecia que estava à espera de uma sinal qualquer. E ontem esse sinal apareceu. Apareceu sob a forma de um grupo de trogloditas. Essa corja, cujos membros dizem ser verdadeiros sportinguistas mas que tenho a certeza que festejaram o golo do Marítimo (o golo do Sporting não festejaram, isso vi eu) decidiu manifestar-se ontem à noite. Acabou a levar tiros de balas de borracha. Sem perceberem porquê, dizem eles. Coitados, iam inocentemente forçar a entrada no Hall Vip e no parque do -1. E aqueles calhaus não eram para magoar ninguém. Eles são é todos calceteiros. Bem, já estou a desviar-me do assunto, mas isto tudo foi para dizer que foram estes pseudo-NN que me fizeram tomar a decisão de apoiar a manutenção do PB. Talvez porque me fizeram pensar um bocado.

Como ontem dizia o Lourenço, no fim destes 4 anos, deve muito mais o Sporting ao PB que ao contrário. É certo que não ganhámos campeonatos mas criámos uma coisa que o Sporting nunca teve : carácter. Sempre fomos uma equipa simpática, sempre fomos os coitadinhos e com PB isso mudou. Criou-se uma mentalidade que não existia no clube. Mesmo nos anos em que tínhamos grande equipas ou que ganhámos campeonatos era normal irmos jogar todos borradinhos ao Dragão e levarmos 3-0. Isso hoje não acontece. Fora os jogos com o Bayern, nunca fomos subjugados por ninguém. E jogámos contra grandes equipas. Sempre com atitude. E isso, para mim, não tem preço. Lançou jogadores da Academia, deu a cara como ninguém pelo Sporting e , menosprezem-nos o que quiserem, a verdade é que ganhou títulos. Verdade verdade é que poucos, mesmo muito poucos, fizeram melhor que ele.

Não estamos a jogar nada. É uma verdade absoluta. Mas entre PB, direcção e jogadores, para mim o primeiro é o menos culpado:
Direcção - Não há dinheiro? Vendam o Moutinho. Ou o Veloso. Ou o Vukcevic. Não se pode justificar épocas más com a falta de dinheiro. Se acham que, com dinheiro, o Sporting ganha o campeonato, vendam. Um jogador não faz uma equipa e às vezes o dinheiro da sua venda pode fazer. Não se pode ter tudo. E se me garantem que com dinheiro fazíamos muito melhor, vendam. Nós queremos é que o Sporting ganhe. É indiferente se é com Moutinho ou com outro qualquer. No dia em que se vender o Veloso, outro qualquer há-de aparecer. Temos uma das melhores academias do mundo, porra! Janeiro está quase a chegar, se calhar era boa ideia começar por aí.
Jogadores - Para mim o grande problema disto tudo. Não aceito esta falta de vontade. Não gostam de jogar no Sporting? Não gostam do PB? Paciência. Não são crianças de 5 anos. São jogadores profissionais que recebem balúrdios ao fim do mês e que têm uma obrigação para com a entidade patronal. Qualquer um de nós, a fazer o equivalente do que eles fazem no nosso trabalho, já tínhamos ido para a rua. Se não gostam, saiam no fim da época ou em Janeiro. E por favor, deixem-nos sair.

Todas a equipas têm um ciclo. De vez em quando é preciso mudar. Fazer uma reciclagem. Não conheço nenhuma equipa na Europa que não o faça de vez em quando. Pela mesma razão que os autarcas já só têm direito a dois mandatos : para não criar vícios, para não se acomodarem, para dar hipótese a outros, para haver outra motivação. Se calhar devia ter havido uma "limpeza de balneário" no princípio da época. Acredito que vai haver no fim desta.

Nunca "vivi" tanto o Sporting como nestas últimas 4 épocas. Nem em épocas em que acabámos por ganhar o campeonato. E isso para mim tem um culpado : PB. Não posso admitir que ele esteja a ser tratado como está e não posso admitir que no fim do jogo os jogadores sejam aplaudidos e o PB assobiado.

Peço desculpa pelo texto gigante. Tenho a certeza que a maior parte de vocês nem vão ler tudo (nem tão pouco concordar com uma única linha que seja. Mas por isso já não peço desculpa).
Nas sábias palavras do JEB, fica aqui no fim aquilo que eu realmente queria dizer:

PAULO BENTO FOREVER

3 comentários:

Caetano disse...

épah... Logo a noite comento, mas oh froes, no futebol não ha pedestais, e parece-me que estar a tentar por o PB num... Não axas isso demais?

Pipos disse...

Concordo com quase tudo.

Eu como tinha escrito aqui, não tenho grande opinião, adoro o PB, mas há saturação, mas também não tenho solução. Tudo isto é estranho..

Ontem, pela primeira vez senti que o PB podia abandonar o Sporting, e fiquei triste à séria.. Não o quero fora do Sporting.
Por tudo que nos deu e por tudo o que nos dará.

Fica Bento, és parte da solução!

Froes, quanto aos jogadores não concordo em absoluto, e ontem vi duas coisas que me deixaram a pensar, no golo todos a festejarem juntos, como se fosse uma final e no fim todos a ficarem no relvado a aplaudir, viu-se atitude, viu-se união e fez-me ver que o balneário não está todo partido, que o PB está com eles... não é só falta de sorte, mas é muita falta de sorte, confiança, motivação que nos faz estar neste deprimente momento.

Mas mereceram as minhas palmas, porque ontem lutaram e porque vê-se que estão unidos, e o pior é a falta de qualidade, não a de empenho. (ontem...).

SEMPRE A COMBATER!

Froes disse...

não estou a pôr ninguém num pedestal. mas acho que, por tudo o que fez, merece ficar (e tem qualidade para tal) e com um plantel de jeito tem capacidade para fazer muito melhor. não se admite um plantel com laterais como os que lá estão.ou que 3 dos 5 avançados sejam Djaló,Caicedo e Saleiro...
pipos, como sabes, ontem foi o único jogo em que vieram TODOS agradecer no fim. e que até se notou uma certa atitude durante o jogo. estava a falar dos outros 15 jogos para trás.
o jogo de ontem não foi exemplo para nada, até podemos dizer que não ganhámos por azar