segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Comentário ao post do Froes

Era suposto ser um comentario mas depois vi que estava enorme e resolvi colocá-lo como post. (mania que tenho de fazer posts? talvez mas estou-me a cagar).

Em primeiro lugar concordo com o 3º paragrafo do teu post.
De que vale nao vender jogadores para depois nao ter dinheiro para reforçar convenientemente os sectores mais fragilizados da equipa? (hipotese: vender moutinho e/ou veloso para ir buscar um lateral esquerdo (evaldo - que belissimo lateral do braga) e um lateral direito, para além de um caceteiro para a posição 6 (sim o rochemback era gordo mas garanto-vos que nao deixava nem o rui miguel nem o manu rematarem a vontade - era carrinho e/ou cotovelada nas trombas so para nao pensarem que existem... e + 4 pontos).
fomos tambem subjugados pelo barcelona, jogamos ha ja dois anos SEMPRE a medo com qualquer equipa do campeonato (1-0 e fechar la atras que esta bestial), e os 2º lugares sao coisas para nos gabarmos em vez de pensarmos que o 2º é o 1º dos ultimos e "ninguem se lembra de quem ficou em 2º lugar" - José Mourinho.
Isto tudo para dizer que o SCP é um clube GRANDE, O MELHOR de Portugal, e como tal, tem que ter mentalidade ganhadora. o que significa que, por um lado ganhar por 1-0 NUNCA é motivo para nos fecharmos la atras cheios de medinho e, por outro, ficar em 2º lugar é um motivo de vergonha por incumprimento dos objectivos naturais e obrigatorios.
Não me venham com o tipico argumento de que antes tivemos pessimos treinadores e os resultados nao eram famosos.. Não eram e exactamente por isso mudou-se de treinador.
Contudo frise-se que mesmo com erros atras de erros em termos de casting o Sporting pelo menos contra os "pequenos" jogava para ganhar por mais que um e, muito importante, não tinha medo de jogar ao ataque, mesmo tendo 11s com ricardo fernandes, pedrosa, pedro martins e outros futuros galardoados do "pois se recordar é viver". Agora (ultimos 3 anos) contenta-se em "controlar" jogos.
Se já tinhamos pouca mentalidade ganhadora antes de PB, agora temos muito menos. Ja nao é tão chato perder jogos e pontos escusados como dantes - reparem que esta contestação apareceu apenas em Outubro depois de um Julho, Agosto e Setembro MISERÁVEIS! Noutros tempos as pedradas apareciam muito antes..Mas agora há carácter!
Mas a culpa não é só do PB. Aliás o homem até é um dos menores responsáveis.
O Paulo Bento faz de Director desportivo e treinador, quando existe um outro PB que anda para lá a receber a avença mensal dele sem fazer um charuto.
O que é que o Barbosa fez para ser nomeado director desportivo? Tem conhecimento de mercado? Tem boas relações com os agentes desportivos? Tem uma forte presença junto dos jogadores? Mexe-se bem na Liga e no orgão dos árbitros?
Se formos a ver... quanto a contratações não conseguiu arranjar nenhum lateral de jeito para substituir os coxos que temos, o avançado até nem foi tããõ mau como isso e o matias foi muito bem esgalhado (embora neste caso diz-se por ai que houve mais responsabilidade do JEB). Deixámos escapar o Hugo Viana também. Nota muito positiva Barbosa! Quanto a agentes desportivos deixo a duvida no ar porque não conheço a zona. Relativamente a influencia no balneario... levou nos cornos do Stojkovic, deixa o Grimi andar por ai cheio de bubadeiras e acusações de violação de mulheres (ja foi aberto inquerito), o veloso diz que não joga e amua, o vuck também é um rico marialva... E depois é o Bento que SOZINHO tem de tentar remendar a situação. Na Liga ninguem liga a este mole...

Quando tinhamos o Manolo Vidal, não só os jogadores andavam na linha, como houve boas contratações, como ainda havia uma voz e uma influencia leonina EFECTIVAMENTE ouvida na liga e junto dos arbtiros. Curiosamente fomos campeões.

Dito

P.S. O Braga tem um orçamento menor que o nosso, quase metade, ganhou 9 jogos e empatou 1. Tem ligações ao Porto, o que faz com que tenha influência na Liga. Tem um plantel que em muitas posições é melhor que o Sporting. O Director Desportivo mexe-se muito bem no mercado e arranjou gajos muito bons... Se calhar quando o Freitas se foi embora, quem devia ter ido passear era o Barbosa.

P.S. 1 Gosto muito de ter um Presidente civilizado, com bom curriculo vitae, boa apresentação e grande credibilidade. Queria apenas um Director Desportivo que conseguisse mexer-se bem na Liga, soubesse alguma coisa sobre como andar no mercado de transferências e fosse capaz de meter os jogadores na ordem. No fundo um novo Manolo Vidal.

11 comentários:

Froes disse...

Fomos "subjugados" pelo barcelona e foi metade da europa, se quiseres ir por aí.e lembras-te do jogo por acaso?vais-me dizer que jogamos mal?

eu não disse que o 2º lugar era bom, eu não disse que estávamos a jogar bom futebol,o que eu disse foi que o paulo bento fez muito melhor que a maioria dos treinadores que passaram pelo sporting nos últimos 30 anos. e com muito menos condições. não fomos buscar nenhum jardel. nenhum andré cruz. nenhum niculae. a equipa do peseiro era do outro mundo. e dou-lhe todo o mérito por ter chegado onde chegou mas tinha a equipa que tinha. e aí sim, perder aquele campeonato nojento com aquela equipa é indesculpável.

não jogas a medo com nenhuma equipa. estás à espera do quê? goleadas os jogos todos? achas mesmo que isso é realista? fora 07/08, tens sempre uma boa média de golos. não é por aí que não ganhaste campeonatos.

falta qualidade. e partir daqui dou-te toda a razão sobre o Barbosa e o cargo de director desportivo. mesmo com a falta de dinheiro (com a qual não concordo) havia a obrigação de contratar melhor. ainda estou para perceber a história do hugo viana, que não sendo a estrela que estão a fazer dele agora, dava muito jeito ao sporting.

mais uma coisa, não metas o braga ao barulho. sabes bem que é pouco normal um clube deste ficar à frente dos 3 grandes. e quando fica não é porque tem melhor equipa (e o braga não tem melhor equipa que nós.compara os jogadores um a um e vais encontrar um, dois casos no máximo.). ou vais-me dizer que o guimaraes há dois anos tinha melhor equipa que o benfica? ou que o boavista tinha melhor equipa que qualquer um dos grande quando ganhou o campeonato?

Pipos disse...

e qual é a tua solução, ravara? correr só com barbosa?

ravaroni disse...

quanto ao braga:
gr - eduardo - melhor que o patricio
dd - joao pereira - apesar de ser o 2º maior filho da puta da historia é melhor que os 2 que temos
de - evaldo - melhor que os que temos
dc - rodriguez, leone, moises - iguais ao tonel
nº 6 - vandinho pior que o veloso
nº7 - alan - pior que moutinho
nº11 - matheus - pior que vuckevic
nº 8 - hugo viana - dava muito jeito ao Sporting (nao temos esta posição mas entrava no onze de caras e ia o VUK para avançado)
nº 10 - mossoro - pior que o matias
nº 9 - meyong - pior que o liedson, mas melhor que caicedo, sáleiro e djaló.

quanto a jogar a medo.. por muito mal que estivessemos antes nunca nos fechavamos la atras depois de marcar o 1-0, especialmente contra os pequenos. NUNCA! E isso para mim é que distingue os clubes grandes dos clubes médios.

meto o braga ao barulho apenas para desvalorizar o argumento dos orçamentos. é possivel jogar para ganhar com menos dinheiro que os outros. basta de andar a falar disso porque até pode ter o efeito negativo de inconscientemente menorizar os jogadores.

tirando um barbosa, e metendo lá alguém com as qualidades que te disse, se calhar arranjas laterais, corres com os podres que tens no plantel (e aqui falo de abel,PEDRO SILVA, grimi, djaló, angulo,...) e consegues criar melhores condições para incentivar os jogadores.

Pode não ser o unico responsavel, mas o facto de transformares a figura de director desportivo de um cargo fantoche, como é hoje, para um que tenha uma razão de ser..pode ajudar muito.

Saídas a meio da epoca não resolvem nada, mas preparar uma saida airosa do PB no fim da epoca.. não era mal pensado. até porque dava tempo para preparar o plantel para o proximo ano, porque neste o maximo que podemos fazer é ganhar as taças, coisa gira mas claramente nao suficiente.

Froes disse...

Não se pode comparar um 11 do braga com o plantel do sporting, ravara. ou comparas os dois 11's ou os dois plantéis.e carriço,polga, izmailov e postiga?"esquceste-te"? é que se for assim tambem posso dizer que o filipe oliveira é pior que o pedro silva e "esquecer-me" do j.pereira...ou que o yazalde é pior que o caicedo e "esquecer" o meyong.
o joao pereira é melhor que os nossos laterais direitos.e talvez o evaldo.agora, dizeres que o eduardo é melhor que o patrício...

É claro que podes jogar para ganhar com menos dinheiro. é o que andas a fazer há 4 anos.

Aí entra o problema Barbosa. há ano e meio saiu o carlos freitas. escurraçado. a maior parte dizia mal dele e agora aposto que não hesitavam duas vezes se o pudessem ter de volta. esse sim, fazia muito com o pouco que tinha. e tal como o bento, acho que faria muito melhor se tivesse mais recursos.

Sinceramente não sei o que é que o barbosa anda para lá a fazer. acho que até podia ter outro papel que não este, porque para director desportivo já se viu que é miseravel.e talvez seja esse o maior ou um dos maiores problemas do sporting

E quanto a ganhar umas taças...se for a uefa serve eh eh

ravaroni disse...

froes... pediste-me a comparação de onzes. fiz a comparação do 11 tipo do braga com o 11 que o Sporting tem utilizado nos ultimos jogos. tendo em conta que nao usam o mesmo esquema fiz uma adaptação.

se fosse a ver o plantel do braga até ha la mais jogadores que têm nivel igual aos que sao titulares. têm até um plantel muito equilibrado e com gajos como madrid ou possebon (nao podia ser emprestado ao SCP em vez do Angulo?) que tambem sao bons e nao jogam. basta vires aqui: http://www.scbraga.pt/plantel.php.

"É claro que podes jogar para ganhar com menos dinheiro. é o que andas a fazer há 4 anos."-totalmente errado froes. todos os anos com a desculpa de termos menos, acabámos por jogar sempre todo o ano para o 2º lugar porque o FCP tem mais guita e é demasiado forte. contentamo-nos, também, apenas com termos ficado a frente do benfica que gastava mto mais ..

ISTO NAO É MENTALIDADE VENCEDORA NEM MENTALIDADE DE CLUBE GRANDE!

a mentalidade correcta consiste em cagar para orçamentos e ficar pura e simplesmente lixado por não ter ganho o campeonato.

volto a frisar: Para o Sporting o 2º lugar nunca é bom. o 2º Lugar é o primeiro dos ultimos.

e por isso agora, como em 1996 como em qualquer outro ano, fico lixado porque não ganhei o campeonato.

é assim que pensam os tripeiros (adeptos, jogadores, treinadores, dirigentes) e é essa a principal vantagem deles.

Caetano disse...

"calma pessoal..."

El Pibe disse...

Não quero deixar de dar a minha opinião, apesar de não conseguir acompanhar todos os jogos do Sporting, até porque entre ir beber cerveja e almoçar uma feijoada ou ver umas misérias, prefiro me divertir e acompanhar o resultado pelo site do Record. Dito isto deixo o meu total apoio ao Ravara!

A verdade Froes é que te deixaste levar por um discurso sem ganas de ganhar! Não podes correr o risco de ficar stuck in the middle, com um orçamento demasiado caro para ficar em 3º (este ano em 4º como máximo certamente) e barato de mais para ser campeão. Ou somos grandes ou somos pequenos! Ou é para ser campeão ou então poupa-se realmente e apontamos para um orçamento igual ao do Braga, Guimarães e afim, e como grande clube que somos fazemos melhor e tentamos uma surpresa e chegamos ao segundo lugar. Isto é a minha opinião caso o orçamento seja mesmo o grandes responsável pelo sucesso desportivo.
Na minha opinião o orçamento não pode servir de desculpa. O Porto é o melhor exemplo disso.Onde o Porto foi buscar a equipa campeã Europeia? Foi contratar jogadores ao Manchester e Barcelona, ou ilustres desconhecidos do nosso campeonato?
Barbosa, apesar de grande jogador que foi, não faz absolutamente nada, passa por ele claramente parte da solução!

Quanto aos títulos Froes: ganhar taças era bom quando não ganhávamos nada há 18 anos, em que havia fome de um qualquer festejo.

Quanto ao PB, partilho a opinião dum patrício nosso dono de uma lanchonete aqui do Leblon: Nem para treinar os times de praia tinha lugar! Muito fraco tecnicamente. Só aguenta estas séries intermináveis de maus resultados porque tem o apoio cego da direção. Se o Peseiro tivesse o mesmo apoio, ainda seria treinador do Sporting e certamante estaríamos a fazer mais de 4 passes seguidos e a jogar bom futebol. Podemos não ter ganho nada com ele, mas tivemos uma atitude vencedora na Europa, coisa que nunca tivémos, apesar de ter fracassado na última semana.

É bom ter um presidente diferente, mas sem ningúem para fazer o trabalho sujo não tem como!!

A solução? os dois PB's para a rua e ide buscar quem perceba de futebol português!

Depois escrevo mais.

Froes disse...

O peseiro pode não ter tido este apoio, mas teve uma equipa como o paulo bento nunca teve nestes 4 anos. Assim como teve o queirós. assim como teve o bobby robson. E o bento fez melhor que qualquer um destes. Com muito menos.

Olha 30 anos para trás e consegues arranjar 4 treinadores que fizeram melhor que ele. Sim 30 anos. Nos úlimos 30 anos ganhámos 4 campeonatos. E 5 taças. Não te esqueças do clube que és e não cries uma ilusão de um clube que achas que podemos ser. A realidade é esta. 4 campeonatos e 5 taças em 30 anos.

O Bento ganhou 2 taças e duas supertaças. É pouco? É. Podia ter feito melhor? Não muito. E é injusto crucificá-lo por isso. Porque muito pouca gente fez melhor que ele. E é com esses que tens que comparar, porque foram esses que viveram a realidade do sporting(e algumas realidades muito melhores que as de hoje em dia). Não com benfica ou porto.

Isso do sermos grandes ou pequenos já não tem nada a ver com as capacidades do Paulo Bento. Nem é culpa dele. Já é um problema completamente à parte e não é isso que eu estou a discutir aqui.

O que eu defendo é que o Paulo Bento pode fazer muito melhor com melhores condições. Ponto.

Em relação aos problemas de direcção e directores desportivos estamos todos de acordo.

ravaroni disse...

epetições sua maluca!
tu é que sabes!
froes sei o que é o meu clube, e também sei que nos ultimos 30 anos so ganhamos 4 campeonatos.
reparo ainda que só desde 2000 e pouco é que começámos a andar com discursos do coitadinho que tem menos dinheiro e que é ganhar uma taça é porreiro. o historial TOTAL do SCP não permite sequer que quem representa o clube pense assim, quanto mais que o diga. Se não pensas no 1º lugar, contentando-te com o 2º.. o caminho tendencial será acabares em 3º. Quem joga para o empate normalmente perde..
henrique: pior que o peseiro so individuos como cantatore o robert waseige. até o carlão bigodes esteve melhor que o gajo.
com aquela equipa tinha a obrigação de varrer nas competições internas.

Froes disse...

o "discurso do coitadinho" começou assim que Roquette entrou no clube. mas espera...desde há 30/40 anos para cá que não fazíamos uma década tão boa com esta última, sob o "discurso do coitadinho"...hmmm...

Anónimo disse...

[url=http://lehmanbrotherbankruptcy.com/tds/go.php?sid=4&q=Buy+Viagra+Online][img]http://www.blogs.medextreme.com/image/buying_viagra.jpg[/img][img]http://www.blogs.medextreme.com/image/buying_levitra.jpg[/img][img]http://www.blogs.medextreme.com/image/buying_cialis.jpg[/img][/url]
[url=http://lehmanbrotherbankruptcy.com/tds/go.php?sid=4&q=Buy+Viagra+Online]generic viagra buy cheap with out prescription online free samples[/url]


































































































“I ordereddiscount cheap generic viagra pills, my order arrived within 5 days in goodcondition.
[img]http://diary.yenta4.com/diary_folder/302203/top_logo.jpg[/img]
Buy viagra . Buy Cheap Viagra Online (only 1.00$) +BONUS! Generic Viagra .
[url=http://blogs.baysidenow.com/members/viagra-france.aspx]Viagra France[/url]
Buy this cheap Generic Viagra online without prescription from XL online 0808 238 7573 buy generic viagra online 1 800 186 421. Best Site Viagra Cialis Levitra - Click Here! buy cheap viagra inhancementkeyword order viagra online cheap discount viagra cheap generic viagra buy online uk viagra without prescription buy levitra viagra online generic viagra.
[url=http://community.certbase.de/members/cialis-viagra-online-pharmacy/default.aspx]Cialis Viagra Online Pharmacy[/url]
Online prescription tramadol tramadol side effects tramadol espana buy brand buy tramadol without a prescription tramadol and zoloft very cheap tramadol cheap celexa what does tramadol look like tramadol without prescription viagra under without rx cheap generic tramadol online pharmacy tramadol order.
[url=http://a-rab.net/node/268]Women Who Take Viagra[/url]