segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Estado de Sítio

Escrevo admitindo que, para grande desalento dos fiéis membros do Grupo Sporting, a notícia de que Carlos Carvalhal será o novo treinador do Sporting parece mesmo corresponder à verdade, e não se tratar de uma simples brincadeira.

Sustentava esta hipótese sobretudo porque a última declaração de JEB antes de anunciar o sucessor de Paulo Bento tinha sido esta. Tem toda a razão, tratou-se de uma grande surpresa, a surpresa mais desagradável que o Sporting já me proporcionou.

Acho que se acabou de passar todos os limites do razoável. Parece que a solução encontrada para recuperar a equipa do Sporting é um treinador que foi despedido do Beira-Mar, que quase despromoveu o Belenenses, que não teve "estaleca" para o Braga, que não se deu bem na Grécia e que fez 6 pontos em 51 possíveis com o Marítimo - e que adivinhem, já esta época, foi despedido.

Ok, fez um bom trabalho no Setúbal onde ganhou a Taça da Liga, e levou o Leixões à final da Taça de Portugal, mas por incrível e estranho que pareça, também foi despedido em Matosinhos na época seguinte.

Parece portanto um treinador com apetência para causar "surpresas" (talvez seja isso então JEB) ao levar pequenos longe nas Taças, mas sem capacidade para com clubes de média importância, fazer boas campanhas no campeonato. Nem o próprio Carvalhal deve acreditar ser possível. Mas não há outras opções? Não há capacidade negocial?

Acho mau, mas mau a sério, e a melhor prova da banalidade desta escolha é que nem quando se aventavam hipóteses possíveis, nem quando se mandavam nomes ao ar (como Cajuda ou Machado) não existiu um jornal que achasse possível ir buscar Carvalhal ao desemprego.

Não percebo o que se pretende fazer, se é suposto acreditar convictamente que vamos dar a volta ao texto nestas condições: com o Carvalhal no banco, com o Sá Pinto que é director desportivo mas não negoceia contratações e com o novo "Team Manager" (s)em funções, ou se mais vale resignarmos com a conversa de que não há dinheiro, de que não há mobilização e de que a curto prazo cairemos no abismo.

É só de mim ou isto não está a correr nada bem?

4 comentários:

Pipos disse...

Puto,
1- Tens muita razão.
2- O Carvalhal é bom nas Taças, as unicas hipotses que temos este ano, terá sido este o pensamento?
3- Foi despedido do Leixões em 1º lugar, não foi por resultados.

Não estou motivado com a escolha, longe disso, estou precoupado com o futuro do Sporting, perto disso.

Mas chegou a altura de apoiarmos quem está e no fim do ano logo vemos, não podemos viver sempre em clima de depressão (ao qual a escolha do treinador em nada ajudou a sair...).

SEMPRE A COMBATER!
CARVALHAL FOREVER... OU NÃO!!

El Pibe disse...

Não ter dinheiro para ir buscar o Villas Boas é muito triste e pior que isso, muita falta de visão!

Venham ao Brasil buscar o Fred e o Maicon ao Fluminense enquanto é tempo!

Froes disse...

muito bem cabeça, tens toda a razão.

dito isto, agora o que há a fazer é apoiar o gajo. porque o que eu quero é estar errado.

não consigo é perceber a maneira como isto tudo está a ser tratado. ninguém fala, ninguém aparerce...o carvalhal nem sequer tem direito a ser apresentado? mas o que é isto? estão a queimar o homem desde o prinicipio porque não aparece ninguem a defende-lo. sinceramente não percebo que raio de liderança é esta

pina-me disse...

Eu respondo-te froes: é falta de liderança.
Cabeça, tb adorei essa de o próximo treinador ir ser uma surpresa e dps sai-nos o Carvalhal! Não sei se o objectivo foi gozar com a cara da malta...
Bom, mas como já disseram, é altura de apoiar um treinador que parece que nem lá dentro é apoiado.