quarta-feira, 11 de março de 2009

O fim do losango

Detesto geometria, sempre detestei e irei sempre detestar. mas sempre a detestei no seu todo (o quadrado, o triangulo ou o circulo sempre foram odiados por igual).

Contudo, depois do (insira palavra pois nao possuo no meu lexico maneira de descrever o que se passou) de ontem, acabou-se a democracia no que diz respeito a este odio.

É verdade, agora tenho para comigo que o maior filho da puta do mundo da geometria é o losango. especialmente se for aplicado em tacticas de futebol.

Vi uma vez uma citação do Cruyff dos tempos em que treinava o dream team 1 do barcelona, em que dizia que das duas uma ou se optava por um esquema táctico e escolhe-se jogadores que a ele se "conformam" , ou então escolhe-se o esquema em função dos jogadores que se tem.

Ora, olhando para o Sporting e para a única razão que o Mister Paulo Bento expõe para justificar o 4-4-2 Losangulo constato o seguinte:

1º o Liedson consegue PERFEITAMENTE jogar num esquema de um só avançado (4-3-3 ou 4-2-3-1), basta so abrir os olhos e perceber que não é obrigatorio ter dois extremos verdadeiros e o Liedson ser o striker. vejam o exemplo deste ano do Porto. Ou o lisandro,que penso ser um jogador muito parecido com o liedson (futebolisticamente falando) ou o Hulk jogam como falsos extremos. No papel estão na linha mas se se reparar bem jogam mais como segundo avançado, tendo um lateral ofensivo para ir a linha cruzar

2º o único gajo que temos com as características ideais para jogar a 6 neste esquema, em que se exige bons niveis quer defensivos quer de organização de jogo, é o CABRÃO DO CARALHO do Veloso. Mas como este grandessissimo filho duma rameira porca mal parida decidiu que agora não joga.. olha se calhar não temos gajos que possam fazer a posição!

3º não ha um jogador que assuma o jogo como nº 10. temos 3 gajos que safam perfeitamente a posição (vukcevic, izmailov e moutinho) mas que no fundo têm caracteristicas para jogar como medios laterais. E o anão argentino pode ter piada a correr mas não tem qualidade fisica para jogar na Europa.

4º Só temos um lateral de jeito (grimi). Os outros são: Abel,Pedro Silva,Ronny. MEEEEDO.

Se adicionarmos ainda o facto de não termos jogadores que sejam lideres de balneario, o que o Froes diz relativamente ao Polga e possuirmos como guarda redes o Patricio, epa mais vale a pena jogar com 2 trincos que pelo menos estamos menos expostos na defesa..

É por estas e por outras que reafirmo que me encontro perfeitamente disposto a correr o risco de ter outro treinador no proximo ano.

Até morrer Sporting Allez

2 comentários:

Froes disse...

não é o fim do losango. é o fim de muita coisa...
como eu disse, alguma coisa tem de mudar. ou treinadores ou jogadores.
dois jogos assim não são só azar.

Froes disse...

e em relação ao polga, vejam os jogos dele desde a trofa. não acerta uma(a não ser aquela assistencia para o derlei). acho que é um grande central mas passa muitas vezes por estas fases. lembram-se do fim da época 04/05 com o peseiro? agora é a mesma merda