sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pois se recordar é viver XV




Após longa ausência derivada de férias (Sacavem já mandavas as fotografias da viagem à malta, mas só se quiseres), pneunomias e pura e falta de paciência, cá volto eu com a minha rubrica semanal sobre antigas figuras do futebol leonino.
Neste regresso relembro aquele que no meu entender foi o melhor defesa central do SCP dos últimos 20 anos.
Podem tirar o cavalinho da chuva pois não me refiro ao Polga, mas por pouco! (ironiiia).
André Cruz é o senhor.
Este GRANDÍSSIMO jogador agracia o Mundo com a sua presença desde o dia 20 de Setembro de 1968, tendo sido zagueiro da Ponte Preta, Flamengo, Milan, Sporting e da Seleção Brasileira.
Aliás, pela Selecção brasileira, só jogou 33 jogos e marcou um golo (diz que foi de livre), conquistando a Copa America de 1989 e fazendo parte do escrete vice campeão do mundo em 1998.
Como muito bem refere o meu amigo wikipedia chegou ao Sporting, tradicional clube de Portugal, no meio da temporada 1999/00. Por cá venceu dois campeonatos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Deixou o MELHOR clube português em 2002.
Ao longo da sua carreira, este excelente defesa brasileiro deixou a sua marca de classe em todas as equipas por onde passou, demonstrando as suas qualidades técnico-tácticas e capacidade de liderança, assumindo-se como "patrão" das respectivas defesas.
Pode-se dizer que André Cruz "pegou de estaca" na equipa do Sporting, sendo, ao lado de Beto, um dos esteios e titular indiscutível da defesa leonina. Este defesa brasileiro era um especialista em lances de bola parada, sobretudo, na marcação de livres directos (ver primeira fotografia).
Durante as 3 épocas em que permaneceu em Alvalade, André Cruz realizou um total de 105 jogos, tendo marcado 15 golos. Nessas 3 temporadas, foi duas vezes Campeão Nacional (1999/2000 e 2001/2002), venceu uma Taça de Portugal (2001/2002) e uma Supertaça "Cândido de Oliveira" (2000/2001). Foi, ainda, finalista vencido da Taça de Portugal, em 1999/2000, frente ao F.C. Porto, tendo o Sporting sido derrotado, por 2-0, na finalíssima, após empate (1-1) no 1º jogo da final.

Quando abandonou o Sporting, no final da época de 2001/2002, André Cruz deixou imensas saudades em todos os sportinguistas, sendo, ainda hoje, recordado pela sua categoria técnica e pelas suas qualidades de líder, dentro e fora do campo. Mas não faz assim tanto mal porque acabou por ter sido substituido pelo Polga que em 6 anos jogou 2 muito bem e 4 muito mal.


P.S.: os meus mais sinceros agradecimentos aos elementos do http://www.armazemleonino.blogspot.com/ do qual retirei grande parte do texto sobre este jogador. Vão lá dando uma olhadela porque é dos melhores blogues leoninos.

1 comentário:

Froes disse...

andré cruz cruz cruz...