quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pois se recordar é viver XII


José Peseiro (Francisco Cancella de Abreu para os amigos) foi um treinador que esteve uma epoca e 1/4 no SCP.

Nascido a 4. de Abril de 1960, no Couço, Coruche (que para quem não saiba é um dos maiores antros de porcos comunistas, sendo o chefe dessa vara o pai deste gajo), teve uma carreira brilhante como jogador, sendo um temivel goleador e, quiçá o terror das defesas, nos campeonatos distritais.

Após encerrar a sua brilhante carreira de atleta, e porque o saber não ocupa espaço, José Peseiro decidiu tirar o curso de Educação Física na FMH, tendo sido colega de curso de José Mourinho, batendo-o claramente em termos de notas. Aliás, foi o melhor aluno de todos (marrão de merda devia lamber os livros todos)

Enveredou depois numa carreira de treinador tendo subido o Nacional da Madeira (reparem que até aqui viveu a vida sempre rodeado de porcos) da 2ª-B até á 1ª Liga, tendo abandonado este posto após ter recebido um convite para ser adjunto do Prof. Carlos Queiroz no R. Madrid.

Chegamos á época de 2004/2005. Sporting tinha um plantel muito forte onde pontificavam jogadores como P. Barbosa, Liedson, Rogério, J. Moutinho, Rochemback (o verdadeiro, não o badochas), Beto, Enakahire, H.Viana, R. Jorge, Polga (o falso que não sabia defender o que é estranho para um central), Labrecas, etc.

Com este treinador jogavamos um sexy atractive football do meio campo para a frente, trocando a bola de uma forma bestial e inclusivamente fazendo muitos golos. Contudo do meio campo para trás mamávamos com tantos golos que nem sei. Deve ser porque para atacar havia 7 jogadores e para defender só 3, mas isso não sei, porque de futebol percebe o Peseiro, não eu.

Nessa época QUASE ganhámos o campeonato, QUASE ganhamos a taça uefa e QUASE ganhámos ao Halmstads na 1ª eliminatoria da extinta Taça Uefa.

Então deveis vós pensar neste momento "Epa entao o Zé deve ser um treinador espectacular, quase ganhou isso tudo!". Balelas meus amigos, tudo Balelas. Nesse ano o campeão nacional foi a merda sendo que apenas fez 61 miseraveis pontos num campeonato de 34 jornadas (mais baixo de sempre!). Considerando que ja ficamos em 3º com mais pontos, a unica conclusão a retirar é que perdemos mesmo muitos pontos, sendo que também não perdemos o campeonato na Luz com aquela entrada a pés juntos do Luisão ao Ricardo (único contacto que houve entre eles), mas nos outros 30 pontos que perdemos no campeonato.

Quanto á Taça UEFA, epa aquilo não era claramente mérito do homem. Unica coisa de jeito que ele fez foi meter o Pinilla em cima do Steve Carr. O resto deveu-se sobretudo a jogadores como o Barbosa, o Laélson e o Herói de Alkmaar que puxaram a equipa para a frente.

Depois de andar a passear quases no nosso clube, foi para as arábias onde quase ensinava os gajos a jogar a bola, para o Panathinaikos onde quase ganhou o campeonato, para o Rapid Bucareste onde quase era despedido no primeiro mes, para depois quase ser despedido no segundo mes, para depois quase ter ganho sequer metade dos jogos em que foi la treinador, encontrando-se agora a treinar a Selecção da Arábia Saudita onde se espera que quase se qualifique para o Mundial.

Este foi o retrato de José Peseiro, o porco do quase.
p.s. sabiam que quando este porco foi substituido pelo P. Bento o Sporting tinha um goal averagge negativo? rico treinador sim senhor...

16 comentários:

Pipos disse...

que exagero..
é verdade que não o adorava como treinador e nunca deveria ter perdido aquele campeontato (apesar de ter perdido por outras mentes que não a dele).
Mas nunca tiveste um treinador que fosse à final da taça uefa, como ele foi... n podes elogiar os jogadores por chegarem lá e só o criticar na derrota.
N esqueço que foi ele q foi ganhar a Roterdão e Middlesbrough (vai ver que treinadores nos ult.20anos ganharam fora na UEFA), os 4-1 ao newcastle num jogo fabuloso e sem Liedson (mexeu bem na equipa..., e os 2 grandes jogos c Alkmaar em que mexeu e deu vida à equipa até ao ultimo minuto.

E se fores por ai o Bento quase ganhou 4 campeonatos, ou melhor, quase ganhou 3, 1 deles até fez menos pontos que o peseiro.

N é treinador para o Sporting, mas também foi dos melhores que por lá passou.

Anónimo disse...

alguns sportinguistas engolem a conversa dos lampiões.
essa do "quase" vem da boca deles, tal como agora tentaram desmerecer o facto de andarmos à frente deles há 4 épocas. Somos tetra-vices, sim senhor; e é vice porque antigamente o segundo lugar era o primeiro dos últimos, enquanto agora o segundo lugar é o vice-campeão e por isso é que vai à champions (ou pré-eliminatórias, o que for). Tem um direito que o terceiro já não tem. Por isso
o primeiro dos últimos, este ano, é o terceiro.
E depois há mesmo o lugar irrelevante, sem prestígio, que é aquele que nem sequer chega para ir à Europa... o prémio "fora da europa".

ravaroni disse...

muita bem anonimo.
para alem disso: 2 taças e 2 supertaças é melhor que 0.
mas como nao sou muito bom com numeros o melhor é perguntar ao froes

Froes disse...

não és muito bom com números não, visto que não existe goal averagge negativo. não aprendeste nada com a taça da liga deste ano?

Lourenço disse...

ridiculo o exagero em relação ao peseiro, alias a grande explicação po odio irrazoavel dos sportinguistas ao peseiro é que grande parte da razao porque ele falhou deve-se a imcompetencia e fragilidades da organizaçao do proprio Sporting, e isso de facto doi admitir. O que nao invalida que ele nao fosse um cagão, mas um cagão com alguma competencia, e com mais que capacidade pa ter sucesso num clube mais organizado e mais forte. Pa la caminhamos espero eu, ate la tem que ser gajos mais rijos como o PB a aguentarem-se "por si só".
Adiante, nem o ravara bom com numeros, nem o froes bom a ingles (deve ser a costela galiana): adoro esse doube "g" na palavra average.

Pipos disse...

Ravara, o Peseiro teve 1 ano e pouco à frente do Sporting, nesse mesmo tempo o PB tinha 0 titulos.

TB posso dizer, não gosto do JEB, pq ganhou mto menos que o Soares Franco!

ravaroni disse...

Pipos: PB demorou mais tempo a ganhar coisas por questoes de calendario. como entrou em Novembro/Dezembro obviamente so passados 1 ano e 5/6 meses é que poderia ganhar alguma coisa (tendo sempre em conta que graças ao Peseiro a epoca em que PB começou ja estava perdida).
Ora o Peseiro assina em Julho e sai em Novembro/Dezembro do ano seguinte. Porra dá o mesmo tempo que o PB demorou para ganhar a taça de portugal, ou não? talvez..

Pipos disse...

Tava tão perdida a época que o PB até se arriscou a ganhar o campeonato...n fosse perder com o Porto em casa.

Olha, o PB em 4 anos (mais 3 que o JP) nunca passou os oitavos da UEFA.. o PB em 4 anos, só num é que ficou mais perto de ganhar do que o unico do Peseiro e o apoio que tem é 10x maior do que teve Peseiro.

N há comparações e óbvio que prefiro o PB, mas o teu excesso perante o peseiro, não tem qualquer credibilidade em termos de resultados, nem em qualidade de jogo...

Pipos disse...

Ah e o peseiro deixou o Sporting na Taça, por isso o PB até poderia ter tido (além do já referido campeonato) 1 taça ao fim de 7/8 meses... (e não ao fim de 1ano e 6 meses).

ravaroni disse...

e quanto à taça até fomos as meias finais ser roubadissimos com a expulsao do caneira no dragao nao foi? e perdemos nos penaltis
e quanto ao campeonato estavas a 14 pontos do Porto e a meio da tabela quando ainda nem tinha acabado a 1ª volta. o que ainda mais salienta a diferenca (positiva) a favor do PB

pina-me disse...

Eh caralho! O Peseiro vem animar isto tudo! Aqui vai a minha posta de pescada:
Peseiro sabe mais de futebol que PB. Mas é um merdas dum cagão fraco e eu detesto-o. Também mexia mal na equipa. Nada disto lhe retira o mérito de ter chegado onde chegou. Por outro lado, dito isto, também é verdade que tinha mais matéria prima que o PB tem em mãos (pelo menos em termos de onze).
Repito, mérito sim senhor, mas prefiro um PB, que não sendo ideal sabe também sabe qualquer coisinha, tem cabeça, força e coração para lutar pelo nosso SCP.

Pipos disse...

Pina,
Ng duvida disso, mas o Peseiro foi provavelmente nos ult.20 anos, dos 5 treinadores c melhores resultados no sporting, e o unico numa final europeia.
Nao o adorava mas nao o enxovalho.

Ravara, quando queres lançar numeros tens de ser preciso e ir buscá-los com exactidão.
O PB entrou à 7ª jornada, e tavamos a 14 pontos do 1º? o Porto ganhou todos e nós perdemos 4 e empatamos outro em 7 jogos?? ou empatámos mesmo os 7? bolas... Não faças do (grande sem duvida) mérito do PB uma coisa impossivel.

Quanto à Taça, é total verdade que deveria ser nossa e fomos roubados, a mha questão era apenas dizer que o PB podia ter ganho, que tu dizias q tudo estava perdido.

Viva o PB!
Viva o Peseiro!

Froes disse...

exactamente pina, a minha opinião é exactamente essa.
e odeio o peseiro por tudo o que disse depois de ter saído do sporting, não pelo que fez enquanto lá esteve.
acho que perfeito era uma junção de paulo bento com peseiro. ou seja a cabeça e a liderança do PB com o conhecimento de futebol do JP.
no fundo acho que o JP deve ser um grande adjunto, assim como o Queiros

ravaroni disse...

pipos resultado é titulo. se nao ha titulo nao ha resultado

p.s. wender wender estas fine?

Anónimo disse...

Eh caralho, ca granda animação que por aqui anda!

Apoio a malta toda, que é o mesmo que dizer que não concordo com o ravara. Achei o cancella bem bom, tão cedo não vais outra vez à final da UEFA.

Além disso toda gente aqui teve o cuidado de contornar (ou será controlar?) cuidadosamente a nossa performace VERGONHOSA na champions este ano, que não abona nada a favor do PB.

Pipos disse...

Calma Van Zeller, agora é contigo que não concordo..
A nossa performance foi a melhor de sempre!! eheh, os Oitavos é que foram acima de Vergonhosos.