
José Peseiro (Francisco Cancella de Abreu para os amigos) foi um treinador que esteve uma epoca e 1/4 no SCP.
Nascido a 4. de Abril de 1960, no Couço, Coruche (que para quem não saiba é um dos maiores antros de porcos comunistas, sendo o chefe dessa vara o pai deste gajo), teve uma carreira brilhante como jogador, sendo um temivel goleador e, quiçá o terror das defesas, nos campeonatos distritais.
Após encerrar a sua brilhante carreira de atleta, e porque o saber não ocupa espaço, José Peseiro decidiu tirar o curso de Educação Física na FMH, tendo sido colega de curso de José Mourinho, batendo-o claramente em termos de notas. Aliás, foi o melhor aluno de todos (marrão de merda devia lamber os livros todos)
Enveredou depois numa carreira de treinador tendo subido o Nacional da Madeira (reparem que até aqui viveu a vida sempre rodeado de porcos) da 2ª-B até á 1ª Liga, tendo abandonado este posto após ter recebido um convite para ser adjunto do Prof. Carlos Queiroz no R. Madrid.
Chegamos á época de 2004/2005. Sporting tinha um plantel muito forte onde pontificavam jogadores como P. Barbosa, Liedson, Rogério, J. Moutinho, Rochemback (o verdadeiro, não o badochas), Beto, Enakahire, H.Viana, R. Jorge, Polga (o falso que não sabia defender o que é estranho para um central), Labrecas, etc.
Com este treinador jogavamos um
sexy atractive football do meio campo para a frente, trocando a bola de uma forma bestial e inclusivamente fazendo muitos golos. Contudo do meio campo para trás mamávamos com tantos golos que nem sei. Deve ser porque para atacar havia 7 jogadores e para defender só 3, mas isso não sei, porque de futebol percebe o Peseiro, não eu.
Nessa época
QUASE ganhámos o campeonato, QUASE ganhamos a taça uefa e QUASE ganhámos ao Halmstads na 1ª eliminatoria da extinta Taça Uefa.
Então deveis vós pensar neste momento "Epa entao o Zé deve ser um treinador espectacular, quase ganhou isso tudo!". Balelas meus amigos, tudo Balelas. Nesse ano o campeão nacional foi a merda sendo que apenas fez 61 miseraveis pontos num campeonato de 34 jornadas (mais baixo de sempre!). Considerando que ja ficamos em 3º com mais pontos, a unica conclusão a retirar é que perdemos mesmo muitos pontos, sendo que também não perdemos o campeonato na Luz com aquela entrada a pés juntos do Luisão ao Ricardo (único contacto que houve entre eles), mas nos outros 30 pontos que perdemos no campeonato.
Quanto á Taça UEFA, epa aquilo não era claramente mérito do homem. Unica coisa de jeito que ele fez foi meter o Pinilla em cima do Steve Carr. O resto deveu-se sobretudo a jogadores como o Barbosa, o Laélson e o Herói de Alkmaar que puxaram a equipa para a frente.
Depois de andar a passear quases no nosso clube, foi para as arábias onde quase ensinava os gajos a jogar a bola, para o Panathinaikos onde quase ganhou o campeonato, para o Rapid Bucareste onde quase era despedido no primeiro mes, para depois quase ser despedido no segundo mes, para depois quase ter ganho sequer metade dos jogos em que foi la treinador, encontrando-se agora a treinar a Selecção da Arábia Saudita onde se espera que quase se qualifique para o Mundial.
Este foi o retrato de José Peseiro, o porco do quase.
p.s. sabiam que quando este porco foi substituido pelo P. Bento o Sporting tinha um goal averagge negativo? rico treinador sim senhor...