sábado, 10 de julho de 2010

Moutinho e a nova época

Já não escrevia aqui há uns tempos por duas razões: Primeiro, porque este blog caiu um bocado no ridículo de criticar tudo só por criticar, dizer mal por dizer, de pegar em qualquer noticia patética dos jornais e extrapolá-la, etc. Depois, porque qualquer coisa que eu dizia era sempre vista como sendo dita só para defender cegamente o que estava a ser feito por esta direcção, etc.

É obvio que toda a gente tem as suas opiniões e que nem tudo correu bem, mas a partir de determinada altura começou-se a criticar tudo o que era feito, simplesmente por ser feito por uma direcção com menos margem de manobra. O caso do Moutinho é um bom exemplo. É inacreditável que ninguém tenha defendido o negócio realizado. Ou porque 11M é pouco, ou porque devia ter ido para o estrangeiro, ou porque devia ficar encostado 4 anos, etc, etc, etc.

Também tive um choque quando soube, não que o Moutinho queria sair (as reuniões para que isso ficasse bem explicito sucediam-se…), mas que ia para o Porto. Agora, depois de perceber o que aconteceu, parece-me óbvio que só havia 2 alternativas: ou vender por 11M ao Porto, ou encostá-lo 4 anos. (pondo de parte críticas como “devíamos ter formado melhor o homem”, ou “não lhe devíamos ter dado a braçadeira tão cedo” ou “devíamos ter aceite a proposta de 15M do Everton há 2 anos”, etc…que não interessam agora. O que interessa é que chegados ao final da época 2009/2010 chegámos a uma situação de ruptura. E só havia 2 soluções: Ou vender por 11 M ao Porto ou encostá-lo!)

Vender por 11 M ao Porto porque era a única alternativa de saída. Porque o Sporting e o Zahavi andam há 1 ano e tal à procura de comprador para Moutinho e não apareceu ninguém.

Encostá-lo porque, face ao seu comportamento, era a única alternativa de permanecer no Sporting. Era o que Moutinho merecia? Claro que sim! Agora, alguém no seu perfeito juízo acha que o Sporting tem condições para desperdiçar 11M? Numa altura em que as finanças estão como estão, em que o Sporting não encaixa um tostão há 3 anos, em que é preciso refrescar e mudar uma equipa cansada e desgastada? Já para não falar do facto de continuarmos a pagar o ordenado mais alto do clube (1,7 M/ano) a alguém para ficar 4 anos fechado no quarto dele da Academia…é muito dinheiro pelo simples prazer de o ver encostado e de tentar "ensinar" que não se brinca com o Sporting. Até porque nem acredito nisso. Em primeiro lugar, porque obviamente não vamos assistir a uma debandada geral de 30 jogadores a quererem fazer o mesmo, como às vezes se quer fazer parecer. Depois, porque acho que cada caso é um caso e se efectivamente o Sporting acha 11M (mais comprar 50% NAC por 1M + divida perdoada do Postiga?) um bom negócio, então tem mais é de vender. Se só existissem fracas propostas de 4M ou 5M por exemplo (ou outras que o Sporting considerasse um mau negócio), então aí sim, devíamos encostá-lo até ele mudar de atitude ou a proposta subir. Por outras palavras: amanhã o Veloso chega e faz a mesma birra. Se aparecer um clube a dar 11 M, por mim óptimo, vai embora. Se não aparecem propostas positivas, encosta-se.

Enfim, já chega de falar neste filho da puta que, já agora, mete o Simão no bolso no que a filha de putiçes diz respeito. Só finalizar, dizendo que acho muito bem que se tenha explicado aos sócios as envolventes do negócio. Nesta história só há um filho da puta e os sócios merecem saber quem é…

Quanto à nova época, dizer que não vai ser nada fácil, que se está a demorar mais tempo do que o pretendido a reforçar a equipa, mas que acredito no trabalho desenvolvido por todos e mais concretamente pelo Paulo Sérgio. Parece ser um treinador de ideias fixas, disciplinador, de muito trabalho e que defende o grupo acima de tudo. Como já mostrou que consegue pôr equipas a jogar bem à bola, acredito que seja uma boa aposta. Assim de repente, faz-me lembrar um Peseiro com liderança forte. Mas tem tudo a provar, obviamente. Espero que venha a receber os reforços que deseja e que tenha as condições para fazer uma grande época!

Acho que temos um bom plantel, que neste momento precisa de um ou outro retoque. Mas, a meu ver, o sucesso ou insucesso desta época será ditado pelo comportamento dos jogadores que tanto podem render brutalmente, como muito pouco. Casos principalmente do Pongolle, Matias, Izmailov, Vukcevic e Maniche. Outros há que já sabemos com o que contamos (Carriço, P. Mendes, Liedson, etc.)
Infelizmente, os casos duvidosos são em demasia…mas se soubermos criar um grupo forte com estes jogadores, apostar neles e pô-los trabalhar para a equipa, acredito muito neste ano. Nesse sentido o Costinha parece-me estar a trabalhar muito bem ("só fica quem está a 100%") e o Paulo Sérgio a mesma coisa.

Vamos ver…e acreditar que sim!

FORÇA SPORTING!

Ps - Froes, estou morto por repetir umas célebres palavras: Não compres mesmo gamebox este ano sff. Com esse espírito, os jogadores do Sporting agradecem que fiques em casa.

6 comentários:

Pipos disse...

Acho que um dos maiores problemas do Sporting é a depressão/estagnação em que todos vivemos desde o fim do 2º ano do P.Bento.

Somos os primeiros a criticar e a deitar abaixo, deixando que os outros nos vejam como os "coitadinhos".

Espero que a pré-época nos embale para outros voos e que façamos uma grande época, mas isto também parte de nós e do nosso apoio e aí concordo totalmente com o chico.

O plantel que está a ser construido está bastante mais equilibrado e melhor, com mais 2 ou 3 reforços poderemos ter uma boa equipa e esperar bom rendimento dos chamados "duvidosos".
O treinador que não seria a minha 1ª opção está-me a surpreender e fico optimista em relação a esta época.

Vamos é partir para uma grande época que é disso que todos precisamos!

Força Sporting!

PS- eu vi logo que isto ia dar para a asneirada.

Lourenço disse...

"este blog caiu um bocado no ridículo de criticar tudo só por criticar, dizer mal por dizer, de pegar em qualquer noticia patética dos jornais e extrapolá-la, etc."
Certo, agora não caias tu no ridículo contrário (o que não acho que tenhas feito, pelo menos não em demasia lol).
Podemos estar tranquilos só, sem achar que é tudo uma merda ou que está tudo no caminho mais que certo. Sinceramente estou bastante mais com quem não está muito entusiasmado, mas isso não me altera seguramente o comportamento, estou lá no meu lugar à espera que o Sporting puxe um bocado por mim, vá, só um bocadinho.

Francisco disse...

Certo Lou. Eu percebo e até concordo com quem está "expectante".
Só não me revejo na postura para quem tudo é uma merda e motivo de gozo...
Quanto ao ridiculo contrario tb concordo, o que sempre advoguei aqui foi simplesmente dar-se o benefício da dúvida e não cruxificar-se esta época à nascença!

pina-me disse...

Não acho que alguém critique por criticar, as visões é que são diferentes de quem está por dentro e quem está por fora, é inevitável. Quanto a pegar nas notícias dos jornais, toda a gente o faz e tu tb o farias se não tivesses inside information. É tudo o que temos nesta fase! Mas acho que ninguém critica o SCP por uma notícia, se calhar parece-te mas é algo um pouco diferente, é mais um "se fizerem isto são parvos".
Não estou nada entusiasmado nem vi nada do que alguns de vocês já parecem ter visto no Paulo Sérgio. Não ponho de parte que ele me dê uma surpresa, tenho até esperança.
Acho também seguríssimo que faremos melhor que a época passada (não dá para ser pior) e parece-me indiscutível que o grupo será mais forte. O suficiente para o FCP e SLB? Não me parece, mas a réstea de esperança e entusiasmo está cá.
Pegando nas palavras do Lou, gostei dos anúncios do Acosta e C. Prates a tentar puxar pela malta. Importante não esquecer que nesse ano a equipa também puxava por nós. Estarei, como sempre, no estádio, à espera que esta também puxe.

ps: gosto que te voltes a pronunciar activamente aqui

Francisco disse...

Pina, o que eu digo é que me parece que as decisões são criticadas à luz de serem tomadas por uma direcção com menos margem margem de manobra e não de forma independente e isenta. Por outras palavras, parece-me que se o caso do moutinho, por exemplo, tivesse acontecido com uma direcção em estado de graça, o gajo era muito mais atacado e a direcção seria elogiada pela decisão. É a minha percepção, não concordas?

Além disso o que eu digo era que toda e qualquer noticia do jornais eram motivo de gozo (dois exemplos: Alan - saem duas notícias. Uma a dizer que o Sporting lhe ofereceu 900mil/ano e outra ele a dizer que não recebeu nenhuma proposta do Sporting. Não faço ideia de qual é a verdadeira, mas pegou-se na 1ª. Outra, Izmailov - depois do moutinho no fcp, parecia-me obvio que era a bola a tentar incendiar ainda mais o ambiente leonino. Mas pega-se nisso.)

Voltando aos jornais, e independentemente da informação que se saiba (nos 2 casos acima não tinha qualquer tipo de inside information), o que eu digo é que não se pode ficar deprimido e gozar com o nosso clube por causa de noticias que aparecam...tal como o contrário é verdade - não nos devemos excitar em demasia com boatos lançados pelos jornais! Isto, pelo simples facto que para aí 90% do que escrevem sobre isso é mentira/ encomendado por outros/ pura especulação/ etc...uma amostra e exemplo disso é a famosa lista do froes na barra lateral.

pina-me disse...

Talvez concorde em parte, mas as direcções com pouca margem de manobra vivem sempre um bocado com isso, principalmente num momento delicado qualquer decisão um pouco mais impopular que tome tem consequências mais graves. Há que viver com isso e trabalhar bem para ultrapassar essa fase de estarem a ser postos em cheque por muito do que fazem. Todos esperamos que ganhem algum espaço de tolerância, era sinal que estamos contentes.
Quanto ao filho da puta do anão 2, é verdade que as pessoas concentrarem-se quase tanto na decisão da direcção como no filho da puta que ele foi. Se calhar tens razão e merecia ser mais explorado este segundo lado, como os nossos dirigentes tentaram fazer, porque é merecido. Mas volta a entrar o facto de ser uma direcção na qual estão todos os olhos postos, prontos a escrutinar todas as decisões e, claro, a mandar abaixo as mais impopulares ou duvidosas.
Mas independentemente de quem ficou pior na fotografia neste caso, continuo a achar que não foi uma boa decisão, por todos os argumentos que tu conheces e que não vale a pena repetir. E aí a minha opinião como de tantos outros não mudaria se fosse uma direcção em estado de graça.
Relativamente às notícias: a do Izma ninguém ligou acho eu...
A do Alan tem um contexto, lembro-te que às tantas se falava em Nuno Assis, Nilson, Alan... sei lá que merdas mais. Epah as pessoas têm o direito a ficar preocupadas com a possível veracidade das notícias e insurgirem-se. Da minha parte, e acho que de todos, não é mais que isso, não é gozo, embora admita que às vezes possa parecer. Mas mais não é que um expressar de uma preocupação que acho legítima, nem pode ser encarado como qualquer crítica à direcção.