sexta-feira, 1 de julho de 2011

Camisola às riscas...

1928

No dia 1 de Julho, o Sporting ruma ao Brasil no paquete ‘Alcântara’, na sua primeira digressão ao continente americano para a realização de quatro jogos. Esta aventura assinala a estreia, pelo futebol, das camisolas listadas verdes e brancas.

Razão: depois de ponderadas as condições climatéricas daquela país, foi decidido levar a camisola às riscas horizontais que Salazar Carreira escolhera para o râguebi leonino um ano antes, mais leves e justas ao corpo.

Foram assim utilizadas pela equipa de futebol, pela primeira vez no Rio de Janeiro, na tarde de 15 de Julho de 1928, contra o Fluminense. A mudança foi um êxito e o Sporting conquistou assim uma nova imagem: um toque de personalidade e diferença que o distingue dos demais clubes por esse mundo fora.

No regresso, a equipa do Sporting voltou a utilizar as tradicionais camisolas bipartidas. Porém, a 5 de Outubro de 1928, num jogo contra o Benfica, fosse pela chuva copiosa que as tornou pesadíssimas, ou por outra qualquer razão, ao intervalo os jogadores trocaram as camisolas habituais pelas listadas, assim se instaurando (em campos nacionais) aquele que ainda é hoje o equipamento principal do Clube.

Gosto muito desta história...

1 comentário:

Froes disse...

boa história. já traziam era o rugby de volta ao Sporting! era promessa eleitoral de quem?