terça-feira, 12 de julho de 2011

AG

Tirei este excerto no blog Bancada de Leão e apenas queria lançar aqui uma pequena discussão sobre a concordância ou não dos temas. Estou curioso pelas alterações propostas, sendo que estou com muito medo que as ultimas eleições nos levem a votar coisas q n fazem sentido.
Não concordo com todos os sócios puderem votar, imaginem 30.000 lamps a inscreverem-se 2 meses antes das eleições... não concordo com alteração de escalões, mais anos mais votos e clara diferença. Tenho medo da descentralização do voto e das mesas de voto espalhadas pelo país, e acho muito mais propicio a "corrupções".

Se cá estiver dia 23, parece-me que irei à AG votar contra estas alterações. Apesar de algumas serem necessárias, não se pode mudar tudo à pressa e sem cabeça apenas pelo que se passou dia 26 de Março, mas fico à espera da concretização das propostas.


"Já tinha ontem avançado com esta data que hoje foi confirmada, uma das mais importantes AG do Sporting dos últimos anos vai ser no próximo dia 23 de julho (sábado).

Amanhã pelo jornal do clube vamos saber mais em concreto que alterações iremos votar, sendo que já se sabe algumas coisas:


- descentralização do voto;
- a utilização do voto electrónico e por correspondência;
- a instalação de mesas de voto noutros locais onde a representatividade do clube o justifique;
- os sócios passam todos a ter direito pelo menos a 1 voto e os escalões também irão ser alterados;
- alargar o número de elementos no Conselho Leonino;


Entretanto, e repetindo o sucesso da primeira edição, irão decorrer 2 sessões de esclarecimento nos próximos dias 16 e 20 de Julho entre as 18 e 20 horas (transmissão em directo no site do clube) no auditório Artur Agostinho."

9 comentários:

Bancada de Leão disse...

Obrigado pela referência. Essa AG merece sem dúvida muita discussão e não merecia uma data no mês de julho.

Froes disse...

só não concordo com a continuação de escalões. um voto para cada e acabou. como em qualquer eleição normal, em que se vota no país inteiro e qualquer pessoa com mais de 18 anos tem direito a um voto

não vi isso de se poder votar com menos de um ano de sócio (e não concordava se tivesse visto). o que eu vi foi isto:

Artigo 20°
(Direitos dos sócios)
1 – São direitos dos sócios:
a) participar nas Assembleias Gerais do Clube, apresentar propostas, intervir na discussão e votar;
b) ser eleito para órgãos sociais;
c) requerer a convocação de Assembleias Gerais extraordinárias, nos termos dos presentes estatutos;
d) examinar, nos termos estatutários, os livros, contas e demais documentos, nos oito dias anteriores à data estabelecida para a Assembleia Geral respectiva;
e) propor a admissão de sócios e recorrer, para a Assembleia Geral, das deliberações do Conselho Directivo que tenham rejeitado a proposta;
f) solicitar por escrito aos órgãos sociais informações e esclarecimentos e apresentar sugestões úteis para o Clube;
g) requerer ao Conselho Directivo a suspensão do pagamento de quotas, com fundamento em motivos devidamente justificados;
h) receber e usar as distinções honoríficas e os galardões previstos nestes estatutos;
i) pedir a exoneração de sócio;
j) frequentar as instalações sociais e desportivas, bem como utilizar-se delas em harmonia com os regulamentos internos e as prescrições directivas.

2 – Os direitos consignados nas alíneas a), b), c) e d) do número anterior, com excepção da mera presença nas Assembleias Gerais, respeitam apenas aos sócios efectivos admitidos como sócios do Clube há pelo menos doze meses ininterruptos e que tenham, de acordo com a lei, atingido a maioridade.
(...)

Joao Lisboa disse...

Ainda nao totalmente esclarecido com os pontos em discussao, mas em relação à descentralização do voto faz-me todo o sentido! o Sporting é um Clube de Portugal, não de Lisboa ou do Porto. Temos nucleos que podemos e devemos potenciar.

Pedro disse...

Lisboa, concordo. Mas tem de se ter cuidado, porque o que está a fazer é mudar por mudar e porque as ultimas correram mal... se nao for pensado, uma empresa independente por a vigiar, no algarve/porto e lisboa, seria uma boa solução por exemplo.

Se cá já deu confusão, imagina fora...

Froes, concordas?
Já viste se 2.000 lampioes decidissem ser socios 1 ano e 1 mes antes das prox.eleições e votarem no pior presidente, ou mesmo porem um no poleiro! eu pagava 156€ para uma acção combinada de acabarmos com o benfas. eheh.

Acho que quem mais deu ao clube, tem mais direitos.

Pedro disse...

Pedro Varela,
Percebo o que dizes, mas para bem do Sporting e de possíveis confusões, é melhor ser em Julho com menos pessoas e com a época ainda em aberto. se passava para setembro e tinhamos algum azar nos primeiros jogos, a AG passava a tourada!

Pipos

Froes disse...

portanto segundo a tua lógica, numas eleições legislativas ou meu pai tem direito a mais votos que eu porque paga impostos há mais tempo, é isso?

e se 5 anos antes das eleições 2 mil lamps se fizessem sócios do sporting? podes arranjar o argumento que quiseres. isso nunca vai acontecer.

Froes disse...

se te queres precaver contra isso faz como o benfica e ninguém pode ser candidato à presidência com menos 10 anos de sócio. ou também pode haver um lamp que se vai fazer sócio para daqui a 10 anos ser presidente do Sporting e lixar isto tudo?

El Pibe disse...

Os escalões têm que continuar.
As eleições também deveriam mudar. Devia ser como nas empresas, quem tem mais ações tem mais votos. Quem paga mais impostos tem mais votos, quem é sócio há mais tempo tem mais votos! Nada mais justo!

ravaroni disse...

froes estás a confundir eligibilidade para orgaos sociais (que tambem ha no SCP) com diferenciação no numero de votos em razão da senioridade.

o caracter pessoal que existe na ligação socio-SCP justifica claramente a diferença de votos com base na senioridade do vinculo. de uma outra forma nas sociedades quem tem mais capital social (quotas ou acções) tem mais voto. no SCP o capital é o n.º de anos de socio. faz sentido.

o que pode nao fazer tanto sentido é a diferença tao grande no numero de votos. se calhar um sistema de "salto" de 2 votos de escalao para escalao faria mais sentido.