Já não escrevia aqui há uns tempos por duas razões: Primeiro, porque este blog caiu um bocado no ridículo de criticar tudo só por criticar, dizer mal por dizer, de pegar em qualquer noticia patética dos jornais e extrapolá-la, etc. Depois, porque qualquer coisa que eu dizia era sempre vista como sendo dita só para defender cegamente o que estava a ser feito por esta direcção, etc.
É obvio que toda a gente tem as suas opiniões e que nem tudo correu bem, mas a partir de determinada altura começou-se a criticar tudo o que era feito, simplesmente por ser feito por uma direcção com menos margem de manobra. O caso do Moutinho é um bom exemplo. É inacreditável que ninguém tenha defendido o negócio realizado. Ou porque 11M é pouco, ou porque devia ter ido para o estrangeiro, ou porque devia ficar encostado 4 anos, etc, etc, etc.
Também tive um choque quando soube, não que o Moutinho queria sair (as reuniões para que isso ficasse bem explicito sucediam-se…), mas que ia para o Porto. Agora, depois de perceber o que aconteceu, parece-me óbvio que só havia 2 alternativas: ou vender por 11M ao Porto, ou encostá-lo 4 anos. (pondo de parte críticas como “devíamos ter formado melhor o homem”, ou “não lhe devíamos ter dado a braçadeira tão cedo” ou “devíamos ter aceite a proposta de 15M do Everton há 2 anos”, etc…que não interessam agora. O que interessa é que chegados ao final da época 2009/2010 chegámos a uma situação de ruptura. E só havia 2 soluções: Ou vender por 11 M ao Porto ou encostá-lo!)
Vender por 11 M ao Porto porque era a única alternativa de saída. Porque o Sporting e o Zahavi andam há 1 ano e tal à procura de comprador para Moutinho e não apareceu ninguém.
Encostá-lo porque, face ao seu comportamento, era a única alternativa de permanecer no Sporting. Era o que Moutinho merecia? Claro que sim! Agora, alguém no seu perfeito juízo acha que o Sporting tem condições para desperdiçar 11M? Numa altura em que as finanças estão como estão, em que o Sporting não encaixa um tostão há 3 anos, em que é preciso refrescar e mudar uma equipa cansada e desgastada? Já para não falar do facto de continuarmos a pagar o ordenado mais alto do clube (1,7 M/ano) a alguém para ficar 4 anos fechado no quarto dele da Academia…é muito dinheiro pelo simples prazer de o ver encostado e de tentar "ensinar" que não se brinca com o Sporting. Até porque nem acredito nisso. Em primeiro lugar, porque obviamente não vamos assistir a uma debandada geral de 30 jogadores a quererem fazer o mesmo, como às vezes se quer fazer parecer. Depois, porque acho que cada caso é um caso e se efectivamente o Sporting acha 11M (mais comprar 50% NAC por 1M + divida perdoada do Postiga?) um bom negócio, então tem mais é de vender. Se só existissem fracas propostas de 4M ou 5M por exemplo (ou outras que o Sporting considerasse um mau negócio), então aí sim, devíamos encostá-lo até ele mudar de atitude ou a proposta subir. Por outras palavras: amanhã o Veloso chega e faz a mesma birra. Se aparecer um clube a dar 11 M, por mim óptimo, vai embora. Se não aparecem propostas positivas, encosta-se.
Enfim, já chega de falar neste filho da puta que, já agora, mete o Simão no bolso no que a filha de putiçes diz respeito. Só finalizar, dizendo que acho muito bem que se tenha explicado aos sócios as envolventes do negócio. Nesta história só há um filho da puta e os sócios merecem saber quem é…
Quanto à nova época, dizer que não vai ser nada fácil, que se está a demorar mais tempo do que o pretendido a reforçar a equipa, mas que acredito no trabalho desenvolvido por todos e mais concretamente pelo Paulo Sérgio. Parece ser um treinador de ideias fixas, disciplinador, de muito trabalho e que defende o grupo acima de tudo. Como já mostrou que consegue pôr equipas a jogar bem à bola, acredito que seja uma boa aposta. Assim de repente, faz-me lembrar um Peseiro com liderança forte. Mas tem tudo a provar, obviamente. Espero que venha a receber os reforços que deseja e que tenha as condições para fazer uma grande época!
Acho que temos um bom plantel, que neste momento precisa de um ou outro retoque. Mas, a meu ver, o sucesso ou insucesso desta época será ditado pelo comportamento dos jogadores que tanto podem render brutalmente, como muito pouco. Casos principalmente do Pongolle, Matias, Izmailov, Vukcevic e Maniche. Outros há que já sabemos com o que contamos (Carriço, P. Mendes, Liedson, etc.)
Infelizmente, os casos duvidosos são em demasia…mas se soubermos criar um grupo forte com estes jogadores, apostar neles e pô-los trabalhar para a equipa, acredito muito neste ano. Nesse sentido o Costinha parece-me estar a trabalhar muito bem ("só fica quem está a 100%") e o Paulo Sérgio a mesma coisa.
Vamos ver…e acreditar que sim!
FORÇA SPORTING!
Ps - Froes, estou morto por repetir umas célebres palavras: Não compres mesmo gamebox este ano sff. Com esse espírito, os jogadores do Sporting agradecem que fiques em casa.